Áreas de
atuação

Médico-Hospitalar

Contencioso

Nossa prática em direito médico-hospitalar envolve a atuação em demandas judiciais e administrativas, sempre em defesa de profissionais da área médica, seja em casos de supostos erros médicos, infrações éticas, problemas com glosas ou de relacionamento com as operadoras de planos e seguros de assistência à saúde.

Consultivo

No âmbito consultivo, assessoramos nossos clientes acerca da interpretação das normas éticas, tributárias, societárias e sanitárias aplicáveis aos consultórios médicos, clínicas e hospitais. Atuamos, ainda, na prevenção de demandas judiciais oriundas de pacientes.

Nossos serviços abrangem a elaboração e revisão de documentos habitualmente presentes na rotina médica, como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o Regimento Interno do Corpo Clínico, os contratos de credenciamento e referenciamento, dentre outros.

Acreditamos que os conceitos ou instrumentos jurídicos devem se adequar à realidade dos clientes, motivo pelo qual promovemos a análise da sua rotina operacional, de modo a identificar possíveis riscos e propor as soluções cabíveis.

Algumas das soluções implementadas compreendem:

  • Governança corporativa, para fins de melhoria do controle interno e mensuração da qualidade dos serviços, inclusive para acreditações nacionais e internacionais
  • Reorganização societária
  • Regimentos internos
  • Termos de consentimento e outros documentos
  • Contratos de prestação de serviço médico
  • Estratégias de prevenção à judicialização
  • Pareceres relacionados às áreas tributária e previdenciária
  • Mediação em disputas entre sócios

Assessoria a Sociedades de Especialidade e Entidade de Defesa da Classe

Nossa expertise envolve a atuação em demandas judiciais e administrativas, com ênfase na assessoria jurídica a sociedades de especialidade, subespecialidade e entidades médicas de defesa profissional.

Os serviços abrangem a elaboração de estratégias jurídicas de defesa profissional, a análise de contratos em geral, a elaboração de documentos, bem como a interface perante os players do setor de Saúde Suplementar, como as Operadoras de Planos e Seguros de Assistência à Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os Conselhos Regionais de Medicina, dentre outros.